segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Pulgões, Dr. Jardim São Roque-Centro


Os Pulgões

Os afídiosafídeospulgões ou piolhos-das-plantas são insetos diminutos que se alimentam da seiva de plantas, da superfamília dos afidoídeos, ou Aphidoidea (algumas fontes registam Apidoidea[1] ) na divisão Homoptera da ordem dos Hemiptera. Cerca de 250 espécies constituem sérias pragas para a agriculturafloresta e jardinagem ao sugarem a seiva das plantas e servindo como vetorde transmissão de vírus[2] .
joaninha é um dos seus principais predadores[2] . Existem por todo o mundo, embora a maioria prefira as regiões temperadas[2] .
São mais frequentes em regiões temperadas, onde também existem maior diversidade de espécies, ao contrário do que acontece com outros grupos taxonómicos de seres, que costumam apresentar maior biodiversidade em zonas tropicais[3] . Podem migrar por grandes distâncias, principalmente através de dispersão passiva, levados pelo vento. Por exemplo, acredita-se que o piolho-da-alface (Nasonovia ribisnigri)[4] ter-se-á dispersado a partir da Nova Zelândia para a Tasmânia desta forma.[5] A sua dispersão a nível global deve-se também ao transporte, por parte de humanos, de materiais vegetais infectados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar e comentar!