segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Larvas Minadora, Dr. Jardim São Roque-Centro




Larvas Minadora

Os adultos possuem aproximadamente 1,5 mm de envergadura, de coloração preta, com a parte inferior do abdome amarela (Figura 1). Os ovos são colocados na parte interna do tecido foliar. A larva é ápoda (sem pernas), com 1 mm de comprimento, coloração branco-amarelada ou esverdeada (Figura 2).


    Fotos: Jorge Anderson Guimarães
Mosca-minadora, Liriomyza spp. adulto                       
 
Mosca-minadora, Liriomyza spp. larva           
Figura 1. Mosca-minadora, Liriomyza spp. adulto  
 Figura 2. Mosca-minadora, Liriomyza spp. larva 

As larvas transformam-se em pupas no solo, podendo, também, ser encontradas no interior das galerias (minas) por elas construídas nas folhas. Clima quente e seco e a utilização inadequada de inseticidas favorecem o aumento populacional desta praga. 
A injúria é ocasionada pelas larvas, que abrem galerias em forma de serpentina entre a epiderme superior e a inferior das folhas (parênquima foliar), resultando em lesões esbranquiçadas.
Quando a população de larvas na folha é alta, ocorre redução da área foliar e da fotossíntese. Em alguns casos a planta pode murchar e a folha pode secar prematuramente, havendo, consequentemente, redução na produção de bulbos. O ataque da mosca minadora na cebola também pode favorecer a disseminação de doenças fúngicas.
Controle
Esta praga é controlada naturalmente por inúmeras espécies de insetos predadores e parasitóides. Em geral, não necessita de controle químico. Recomendam-se as seguintes medidas para manejo do ambiente de cultivo:
  • destruir restos culturais e evitar plantios de culturas hospedeiras (feijoeiro, ervilha, fava, batatinha, tomateiro e melancia) próximas à cultura da cebola e;
  • evitar o uso excessivo de agrotóxicos na cultura para não destruir a população de inimigos naturais da praga, presentes na área.
Segue abaixo as fotos das fazes do inseto:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar e comentar!