terça-feira, 14 de junho de 2011

Cobertura de solo

MANEJO DE COBERTURA DE SOLO COM BRACHIÁRIA ROSIENCE


Devemos sempre lembrar que o solo mesmo que produtivo com o decorrer do tempo vai se desgastando,  principalmente quando tem plantado uma cultura de longo ciclo.
Por isso devemos empregar algumas práticas de conservação de solo para que tenhamos um melhor retorno nutricional para as plantas.
Já na citrícultura um trabalho que vem ganhando destaque é a cobertura de solo com a brachiária rosience, onde plantamos o capim entre as ruas para que posteriormente com um bom volume de massa verde produzido no decorrer de seu crescimento , aproveitemos essa massa no momento da roçagem á desloca-mos para a linha da planta, fazendo uma verdadeira camada de capim que com o decorrer do tempo se decompõe retornando ao solo em forma de nutrientes.
Alem de servir como adubo para o solo ela também protege o solo  dos fortes raios solares deixando solo úmido e fresco por muito mais tempo.
Outro fator que se deve levar em consideração é que: com o solo coberto  com a massa de capim demora-se para o banco de semente de ervas daninhas que estão depositados no solo não germine  deixando a linha da planta livre de concorrentes com  a cultura da laranja doce.
Nessa prática também é bom ressaltar que com o manejo de roçagem podemos economizar em vários fatores como: Mão-de-obra, tempo, funcionário e maquinário, onde com uma programação de trabalho adequada você faça 3 roçadas ou 4 no máximo  durante o ciclo das chuvas que é de setembro à maio, período que  a gramínea se desenvolva rápido formando uma boa quantidade de massa levando em consideração que ela não compete com a laranja devido as regularidades das  chuvas. Já no mês de maio é bom fazer a roçagem com muito critério para que fique bem roçado não deixando remanescente para não competir com  a laranja já que é  a ultima roçada do ciclo e costuma-se vir um período de pouca chuva.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar e comentar!